terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de do Bom Jesus de Matosinhos

Instituição matosinhense assinalou, no sábado, o seu dia
Novos desafios às Misericórdias

A Santa Casa da Misericórdia de do Bom Jesus de Matosinhos assinalou, no sábado, o já tradicional Dia da Misericórdia. O momento foi aproveitado para entregar os prémios atribuídos por aquela instituição.
Assim o Prémio Miguel Martins Oliveira, destinado ao melhor aluna de matemática, foi entregue a Joana Correia Brandão, actualmente estudante da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O Lar de Sant’Ana foi uma vez mais distinguido com o prémio D. Maria Emília Polónia, enquanto as distinções para as alunas do Internato Nossa Senhora da Conceição, Sara Amorim e Carla Vieira.
O provedor da instituição, Manuel Rodrigues Tavares de Sousa, saudou os presentes no salão nobre da instituição, cujas paredes se encontram cheias de retratos de vários beneméritos, cuja acção se pautou pela caridade cristã, interajuda e altruímo, além de outras características.
“Subsídios para a monografia da Misericórdia de Matosinhos” foi o título dado à intervenção de fundo que foi da responsabilidade do seu máximo responsável que iniciou a sua intervenção lembrando algumas das lendas associadas ao Senhor de Matosinhos e ao nome da cidade.
Rodrigues de Sousa recordou ainda o trabalho desenvolvido pelas várias misericórdias, dando continuidade à actividade desenvolvida a partir de Agosto de 1498. O provedor lembrou, no entanto, que os tempos de hoje fazem com que as funções sejam cada vez mais alargadas.
Outra das questões abordadas pelo orador do Dia da Misericórdia foi o património. Tendo em conta que este é bastante vasto, Rodrigues de Sousa centrou a sua intervenção no monumento ao Senhor do Padrão e o Núcleo Museológico e de Arte Sacra.
A propósito do primeiro, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de do Bom Jesus de Matosinhos mostrou-se esperançado que a recuperação deste monumento e dos quatro evangelista venha a acontecer em 2009, uma vez que havia sido rejeitada aquando do programa Polis.
Outro dos patrimónios referidos durante a palestra no Dia da Misericórdia foram as 6 capelas dos Passos ou da Paixão do Cristo existentes no adro da Igreja de Matosinhos.
Rodrigues de Sousa lembrou ainda o facto da misericórdia matosinhense ter na sua posse uma colecção de ex-votos, considerada, em 1979, como a mais notável da região portuense.
A cerimónia contou com a presença de Guilherme Pinto. O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos saudou as três alunas e o Lar de Sant’Ana homenageados durante o Dia da Misericórdia, aproveitando a ocasião para saudar todas as utentes do Internato Nossa Senhora da Conceição que assistiram igualmente à cerimónia. “Todos deviam ser distinguidas”.
A propósito da palestra de Rodrigues de Sousa, o autarca salientou as várias lendas associadas a Matosinhos. “É algo de que todos nós precisamos, desde que sejam apropriadas. Desta forma poderemos ir a todo o mundo na nossa imaginação”, concluiu Guilherme Pinto.

Eduardo Coelho

Matosinhos Hoje

Sem comentários: