segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior

Exmo Senhor
Director do Linhas de Elvas

Nesta quadra Natalícia, normalmente, juntam-se as Famílias, os Organismos, Escolas e Instituições para evocar o nascimento do Menino Jesus. É tempo de paz, esperança, é tempo de festa. Mas esta festa nalguns casos não é para todos. Eu sou de origem Africana e vivo em Elvas há 33 anos onde constituí família. As minhas filhas por sua vez vivem em Campo Maior onde casaram e são mães.
A festa que atrás menciono, não é para todos porque infelizmente, no Infantário Jardim de Infância O despertar, de Campo Maior, Órgão da Santa Casa da Misericórdia, o qual a minha neta frequenta, alguém com responsabilidades advertiu as mães que iriam vestidas de Reis Magos para não comnparecerem vestidas ou pintadas de Rei Baltazar (o negro) porque senão as crianças iriam chorar.
Ignorância? Ou Discriminação Racial? - (entenda-se por discriminação racial, qualquer distinção, exclusão, restrição de preferência em função da raça, origem, cor ou etnia, fruição ou exercício em condições de igualdade, de direito, liberdades e garantias de direitos económicos, sociais e culturais) - É aqui que a minha filha e a minha neta estão discriminadas - em função da raça - porque, mesmo sem estarem pintadas, sendo de origem negra, podem fazer chorar os outros. Posto isto, saiba-se que o racismo não é uma teoria científica, como neste caso, é sim uma opinião pré-concebida. O certo é que a Lei n.º 134/99, de 28 de agosto e o Dec.-Lei n.º 111/2000, de 4 de Julho, proíbe a discriminação no exercício de direitos por motivos baseados na raça, cor nacionalidade ou origem étnica. Uma vez tomada essa medida, está ferida a Lei, porque o "Rei Mago Baltazar, naquele Infantário, não pode ser Negro. Resta-nos esperar que depois desta publicação a minha neta não seja posta num canto qualquer. Mas também alertamos às consciências adormecidas que acordem para este pequeno pormenor e que se acabem as palmadinhas nas costas que nos fazem crer que afinal somos todos iguais.

Helder E.B. Sabino
Linhas de Elvas
11 de Dezembro de 2008

Sem comentários: