quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Águeda

Águeda: Natal da Misericórdia com obras no "sapato" e evocação de Adolfo Roque
por Redacção Soberania em Dezembro 30,2008


Noticias Relacionadas
Não existem notícias relacionadas a este assunto
A Festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia de Águeda decorreu a 20 de Dezembro e foi momento para visitar as obras de remodelação e para evocar Adolfo Roque.

O programa iniciou-se com a celebração eucarística presidida pelo capelão António Tavares (11 horas) e, às 15, procedeu-se ao descerramento de uma placa alusiva às obras de remodelação do Lar Conde de Sucena, idealizadas pelo falecido provedor eng.º Adolfo Roque e iniciadas em Janeiro de 2008, encontrando-se em curso a terceira fase, com o apoio da Câmara Municipal de Águeda e da Segurança Social.

Um milhão de euros

O vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda (Jorge H. Almeida) e o Director do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro (António Celestino de Almeida) e os convidados, entre os quais se fez notar a presença de muitos familiares de utentes, tiveram oportunidade de visitar as novas instalações, já em plena utilização, bem como as obras em curso, cuja conclusão está prevista para Fevereiro de 2009.
Correspondem à criação de nove novos quartos, vestiários para pessoal e utentes do centro de dia, lavandaria/rouparia, cozinha, refeitório, enfermaria, gabinete médico, farmácia, elevador, salas de estar, etc, num investimento que ultrapassa já um milhão de euros.

Evocação de Adolfo Roque

O período dedicado às intervenções abriu com “uma sentida homenagem ao saudoso Provedor Eng.º Adolfo Roque”, falecido em Setembro último, por parte dos colegas da Mesa Administrativa. Num emocionado discurso, o vice-provedor, Coronel Lemos de Carvalho, sublinhou “os valores humanos do eng.º Adolfo Roque” e o seu empenho em “criar condições para apoio aos mais fragilizados, a quem a Santa Casa presta apoio”.
O vice-presidente da Câmara Municipal (Jorge H. Almeida), dirigindo-se à cadeira vazia do Provedor, agradeceu “o seu contributo ao concelho, em geral, e ao serviço da Misericórdia de Águeda, em particular”, sublinhando “a excelente qualidade das instalações agora intervencionadas”.
O Director do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro, o aguedense António Celestino de Almeida, referiu-se a Adolfo Roque como “homem de grande carácter, de exemplar dedicação à causa pública e de grande amor à sua terra”. Referindo-se, depois, às obras que acabara de visitar, realçou a visão global do projecto, cuja parte candidatada à Medida de Apoio à Segurança, “foi a de maior monta e a mais abrangente do distrito”.
O presidente da Mesa da Assembleia-geral, António Faria Gomes, encerrou a sessão, referindo-se ao seu colega de infância (Adolfo”), como “um homem de inigualável capacidade”, e que “colocou essa capacidade ao serviço dos outros”.

Festa de Natal

Após a apresentação da nova Mesa Administrativa, paro o triénio 2009/11, a festa prosseguiu com a actuação do Coro do Pessoal da Santa Casa, do coro dos utentes do Lar Conde de Sucena, do grupo do pessoal “ABBA” e da Orquestra Juvenil da Casa do Povo de Águeda, todos eles interpretando, brilhantemente, populares e conhecidos temas, que muito agradaram à assistência.


Soberania do Povo

Sem comentários: