domingo, 7 de dezembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Santarém

Homenagem ao doutor Isabelinha

O almoço de homenagem do centenário do Dr. Joaquim Gonçalves Isabelinha vai realizar-se no feriado do dia 8, segunda-feira, nos claustros do Cnema em Santarém. As inscrições ainda estão abertas. A homenagem contará com um grande espectáculo.

Entretanto, a assembleia geral da Santa Casa da Misericórdia de Santarém aprovou, no dia 28, por unanimidade e aclamação, a proposta de declarar Irmão Benfeitor, o Dr. Joaquim Duarte Gonçalves Isabelinha, apresentada pela Mesa Administrativa nos seguinte termos:

"Figura muito estimada e considerada pelas extraordinárias qualidades humanas reveladas nos inúmeros gestos de solidariedade e de amor ao próximo, não só no desempenho da sua actividade de médico, mas também como cidadão probo, digno e sempre preocupado com os mais desfavorecidos, atitudes que o tornaram numa referência moral das gentes da região.

Sendo Irmão da Santa Casa da Misericórdia de Santarém desde 28 de Novembro de 1947 e, desde há alguns anos, o seu Irmão n.º 1, bem cedo compreendeu e acarinhou a missão da Santa Casa, dando o seu apoio através de vários donativos destinados a auxiliar o esforço da Instituição na ajuda aos mais necessitados, ao mesmo tempo que se voluntariava como médico oftalmologista no apoio generoso aos internos, jovens e idosos, do antigo Asilo de Órfãos e Inválidos e mais tarde aos formandos do Lar dos Rapazes.

A Mesa Administrativa da Misericórdia de Santarém consciente da enorme dimensão humana em que é tido por todos aqueles que o conhecem, que com ele privam ou que a ele recorrem e considerando todos os gestos de generosidade e de franco apoio a favor da Santa Casa ao longo das seis dezenas de anos em que integra esta Irmandade propõe, nos termos dos n.ºs 1 e 2 do artigo 66.º do Compromisso, que seja declarado IRMÃO BENFEITOR o Dr. Joaquim Duarte Gonçalves Isabelinha e que, do facto, lhe seja passado o correspondente Diploma".

O Ribatejo

Sem comentários: