domingo, 18 de janeiro de 2009

Misericórdia de Loulé

Antigo Hospital da Misericórdia de Loulé reconvertido em unidade público-privada


Obras do Hospital da Misericórdia de Loulé
O antigo Hospital da Misericórdia de Loulé vai ser reconvertido numa nova unidade, com uma ala pública de cuidados continuados e uma outra privada para consultas externas e um bloco operatório.

TEMAS: Saúde

As obras de recuperação do edifício, que data do século XVI, deverão estar prontas até ao final do ano, num investimento total que ronda os 2,6 milhões de euros, dos quais 1,2 milhões serão atribuídos pela autarquia.

O novo equipamento, que está a ser revitalizado pela Santa Casa da Misericórdia de Loulé, manterá o apoio aos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas será gerido por um consórcio privado da área da Saúde.

O serviço público será implantado na parte antiga do edifício que está a ser reabilitada, onde funcionarão 22 camas para cuidados continuados, destinadas a idosos ou pessoas acamadas que precisem de assistência contínua.

A unidade privada, integrada numa nova ala anexa ao edifício original, que já está a ser construída, irá dispor de consultas externas em diversas especialidades, salas para exames, gabinetes de urgência e salas de tratamento de enfermagem.

Integrará também um bloco operatório, destinado a pequenas cirurgias e com cinco camas de apoio e uma farmácia, cujo funcionamento servirá como fonte de receitas para a Misericórdia de Loulé.

Está ainda na calha a criação de um parque de estacionamento subterrâneo junto à unidade, com capacidade para 84 lugares, não só para servir o hospital mas também para dotar o centro da cidade de mais estacionamento.

Classificado Monumento Nacional em 1924, o edifício começou por ser uma casa de acolhimento para sem-abrigo e nas últimas décadas foi administrado pelo Ministério da Saúde, servindo de retaguarda ao Hospital de Faro.


Barlavento

Sem comentários: