quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Vila de Rei

Vila de Rei vai ter unidade de cuidados continuados
terça-feira, 20 de Janeiro de 2009 | 14:15


O município de Vila de Rei vai dispor de uma unidade de cuidados continuados, com 64 camas, num investimento de perto de dois milhões de euros, anunciou fonte da autarquia.
Em declarações à Agência Lusa, Irene Barata, presidente da câmara municipal, explicou que a construção do equipamento deverá começar ainda no decorrer do primeiro semestre deste ano, estando apenas à espera da disponibilização do financiamento estatal, protocolado quinta-feira, em Lisboa.
A Unidade de Cuidados Continuados de Vila de Rei, promovida pela Santa Casa da Misericórdia, «conta com o máximo apoio do município, que doou o terreno e o projecto para a sua construção», afirmou a autarca.
Segundo disse, trata-se de «uma valência que faz muita falta em Vila de Rei, um concelho em que existem seis lares para cerca de quatro mil habitantes e onde há muita população idosa que precisa de cuidados continuados».
«Faz todo o sentido esta aposta na criação de uma Unidade de Cuidados Continuados, que venha a funcionar em articulação com os centros de saúde e com os hospitais da região», referiu a presidente da Câmara.
Quinta-feira, na presença do primeiro-ministro, foram assinados protocolos para a criação de 102 unidades de cuidados continuados em Portugal, entre as quais a de Vila de Rei, o que representa mais 3.138 camas na rede, num financiamento público de 66 milhões de euros.
Depois da assinatura do protocolo com o Governo, Irene Barata destacou a urgência da obra, salientando que «este é um projecto estruturante para o município, que tem em vista os bons cuidados na reabilitação e, portanto, a prestação de um serviço que permita oferecer uma vida tão boa quanto seja possível aos utentes, sejam eles vilarregenses ou de outras regiões».
A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados foi criada em 2006, pelos ministérios da Saúde e do Trabalho e da Solidariedade Social, com o objectivo de permitir aos utentes recuperarem a autonomia para as actividades da vida diária e reduzirem o seu grau de dependência.
Diário Digital / Lusa

Sem comentários: