sábado, 17 de janeiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Viseu

A distribuição de refeições sociais a pessoas carenciadas das freguesias rurais do concelho de Viseu, vai começar hoje, sexta-feira. A iniciativa integra-se num pacote de medidas de apoio, anunciadas pela autarquia, para fazer face à crise que o país está a viver.

O presidente da Câmara, Fernando Ruas anunciou que, numa primeira fase, vão ser servidas cerca de trinta refeições diárias, distribuídas de segunda a sexta-feira. No entanto, a câmara está disposta a alargar o serviço ao fim de semana, "haja resposta da parte das instituições para esse efeito". Nesta primeira fase fica o compromisso da refeição de sexta-feira "ser reforçada" para assegurar a alimentação ao fim-de-semana.

Fernando Ruas adiantou que foram identificadas situações de carência nas 34 freguesias do concelho, embora o projecto englobe para já, o apoio a 12 freguesias porque "há juntas de freguesia que já têm respostas para esses casos".


Misericórdia na cidade. "Uma mão por um sorriso" é o nome da campanha da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, que está a levar a refeição diária a famílias carenciadas da cidade de Viseu.

Inicialmente a Santa Casa anunciou a transformação da antiga maternidade num restaurante social. Mas o equipamento sofreu um inesperado atraso e a instituição decidiu avançar com a "distribuição porta a porta".

O projecto consiste na distribuição de jantares, de segunda a sexta-feira e de almoços aos fins-de-semana e feriados, confeccionados na cozinha central da instituição, a funcionar na residência Rainha Dona Leonor.

"Uma mão por um sorriso", está a ser trabalhado desde Setembro. A Misericórdia conta ter a funcionar em Fevereiro, o anunciado restaurante social.

ed. 357, 16 de Janeiro de 2009
Jornal do Centro

Sem comentários: