domingo, 18 de janeiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim

2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
Póvoa de Varzim: Governo apoiará unidades de Paramiloidose e Cuidados de Apoio Continuados - provedor
2009-01-15 22:29:34
Póvoa de Varzim, 15 Janeiro (Lusa) - O Governo comprometeu-se a comparticipar investimentos nas unidades de Paramiloidose e Cuidados de Apoio Continuados da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, afirmou hoje, à agência Lusa, o provedor daquela instituição.

O protocolo foi assinado hoje, em Lisboa, numa cerimónia onde estiveram presentes mais de cem instituições igualmente beneficiadas, numa verba total 66 milhões de euros, o que vai permitir criar mais de 3.100 camas em todo o País, integradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados.

O total do investimento para a Póvoa de Varzim ronda os 850 mil euros, sendo que a comparticipação governamental é de 75 por cento, o que representa "uma grande ajuda, porque sem ela era impossível melhorar os cuidados de saúde que são prestados, não só aos paramoloidoticos (também conhecidos como doentes dos pezinhos) mas também aos mais idosos que, muitas vezes, ficam doentes e sozinhos", frisou Silva Pereira.

O Centro de Estudos e de Apoio à Paramiloidose, unidade criada há cerca de 20 anos, presta apoio a doentes oriundos de Norte e a Sul do País, tendo relizado, só em 2007, cerca de duas mil consultas.

O investimento nesta estrutura, orçado em 500 mil euros, "visa a aquisição de material e novos equipamentos, além de trabalhos de remodelação de alguns espaços, explicou o provedor que prevê a conclusão dos trabalhos para Novembro.

Já a unidade de Cuidados Continuados de longa duração, inaugurada recentemente, custou 350 mil euros e permitiu instalar mais 30 camas que dão apoio às populações locais.

MYV.

Lusa/fim

Sem comentários: