domingo, 11 de janeiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Almeirim

CM Almeirim compra terreno à Misericórdia

O terreno propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim (SCMS) em frente ao tribunal da cidade e que está a servir de parque de estacionamento vai ser comprado pela câmara municipal. Apesar do município ainda não ter um destino para o espaço com cerca de 300 metros quadrados, vai pagar 200 mil euros, dos quais 50 mil euros servirão para financiar a construção de uma creche da instituição através de um contrato-programa a estabelecer entre as duas entidades e que só serão pagos aquando do início das obras.

A compra surge depois de terem falhado as negociações entre a Misericórdia e a câmara para a construção de um hospital de retaguarda na cidade. Inicialmente a instituição de solidariedade social tinha feito uma proposta de parceria, em que a câmara apoiaria o projecto com 750 mil euros a serem pagos em cinco anos, período durante o qual a autarquia teria ao seu dispor cinco camas no hospital. A autarquia fez uma contraproposta na qual dizia pretender ficar com cinco camas no hospital, três no lar de idosos e três no jardim-de-infância Conde Sobral durante seis anos, em troca dos 601 mil euros de financiamento. Situação que a Misericórdia entendeu colocar em causa a sua estabilidade financeira.

Devido ao tempo que a câmara levou a decidir sobre o projecto, a Santa Casa viu-se obrigada a desistir da construção do projecto por não conseguir já cumprir os prazos para a apresentação de uma candidatura a financiamento do Estado. A compra do terreno por esse valor configura uma forma de compensação da SCMS pelo facto do município ter demorado três meses a tomar uma posição sobre a parceria para o hospital. Em Fevereiro do ano passado o presidente da câmara, Sousa Gomes (PS), dizia que o terreno tinha sido avaliado em 500 euros o metro quadrado.

O Mirante

Sem comentários: