quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Barcelos

Desvio de 600 mil euros na Misericórdia
00h30m
ANTONIO SOARES
Durante seis anos, dois funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos terão desviado das contas da instituição cerca de 600 mil euros, segundo a Polícia Judiciária de Braga, que concluiu a investigação do caso.

Segundo o inquérito que a PJ agora terminou e remeteu para o Ministério Público (MP), os alegados desvios de verbas terão ocorrido entre 2001 e 2007, a uma média de quase dez mil euros por mês. Os dois funcionários, um dos quais com responsabilidades no sector administrativo da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, terão retirado do fluxo normal de receitas verbas que encaminhavam para contas de que eram titulares, gastando o dinheiro em seu proveito.

O dinheiro tinha várias procedências, desde donativos a pagamentos vindo das várias valências da instituição, nomeadamente lares de idosos e infantários.

Uma denúncia levou a Polícia Judiciária de Braga a investigar o caso e a efectuar buscas na Santa Casa, tendo apreendido dezenas de documentos contabilísticos. Técnicos das Finanças também participaram na análise dos documentos. As contas bancárias da instituição e dos suspeitos foram também alvo de escrutínio.

Segundo um comunicado divulgado ontem pela PJ, "foram recolhidos elementos que indiciam a apropriação indevida, por parte de dois funcionários da instituição, de cerca de 600.000 €".

Segundo a mesma nota, o inquérito está "relacionado com a prática de diversos crimes de peculato, falsificação de documento e outros conexos, praticados entre 2001 e 2007.

A PJ deu agora por terminadas as investigações no caso e enviou já o inquérito para o Ministério Público junto do tribunal de Barcelos, a quem caberá agora decidir se existem elementos suficientes para que seja deduzida acusação.

JN

Sem comentários: