quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Lousada

Ministra ainda não se pronunciou sobre o assunto


Nada se sabe sobre o fecho das urgências de Lousada
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, revelou ao TVS que a actual ministra da Saúde, Ana Jorge, ainda não se pronunciou sobre o possível encerramento do Serviço de Atendimento Permanente de Lousada. "Com a saída de Correia de Campos, o processo ficou parado e nunca mais ninguém fez o mais pequeno contacto sobre o SAP de Lousada", adiantou Bessa Machado. Os serviços continuam a funcionar 24 horas por dias, atendem cerca de 4 000 utentes por mês.

O SAP Lousada funciona como um pólo de triagem para os hospitais centrais, como o Centro Hospitalar do Vale do Sousa e Tâmega, o mesmo acontecendo com os SAP de Felgueiras e Marco de Canaveses. Este serviço está em funcionamento desde 2001 altura em que o hospital da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Lousada entrou em funcionamento. Foi mesmo o primeiro serviço a ser inaugurado depois da remodelação desta unidade de saúde.

Segundo o jornal "Público", em 2007 o número de consultas em Serviços de Atendimento Permanente dos centros de saúde desceu para cerca de 11 por cento em comparação com 2006. Tendo como referência o mesmo ano, os SAP efectuaram menos 619 mil consultas de recurso do que os hospitais. Aqui o número de casos andou nos cerca de 6,6 milhões, mais 124 mil do que em 2006, segundo dados da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

TVS

Sem comentários: