domingo, 11 de janeiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo

Cursos de informática com grande procura

O ensino profissional contribui para a formação dos recursos humanos qualificados na Região, afirma Ana Miranda, directora da escola profissional de Angra do Heroísmo. Os cursos na área da informática são aqueles que têm registado maior procura na Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo. Dos dados obtidos da última actualização realizada (Maio de 2008), regista-se uma taxa de 77% de empregabilidade geral, 76% de empregabilidade na área de formação frequentada ou similar e 18% de formandos prosseguiram estudos.

"Numa região ultraperiférica como a nossa - sustenta Ana Cristina Miranda, directora pedagógica da escola - as novas tecnologias são o instrumento privilegiado de acesso à informação, à actualização, a diversas oportunidades de trabalho e estudo/formação". Além disso, "proporcionam oportunidades de negócio, de participações diversas, de divulgação de regiões, produtos, serviços, entre outros. Integram-nos no resto do mundo; compensam-nos, em parte, daquilo que a Geografia nos roubou".

A Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, que iniciou a sua actividade em 1996, conta presentemente com 143 formandos, provenientes da Terceira, Graciosa, Faial e Santa Maria. Os alunos têm idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos (cursos de nível III) e adultos (curso do programa Reactivar).

A escola ministra presentemente oito cursos técnicos: gestão e programação de sistemas informáticos; marketing; electrónica e telecomunicações; vendas; informática de gestão; secretariado; higiene e segurança do trabalho e ambiente e turismo; assim como o curso de agente em geriatria.

Para Ana Cristina Miranda, o ensino profissional contribui para a formação dos recursos humanos qualificados na Região: "Essa qualificação constitui uma mais-valia para o tecido económico regional, pois poderá traduzir-se num aporte de inovação e modernidade para as empresas. Estes recursos humanos qualificados poderão ser agentes de mudança na empresa, através da introdução de novas formas de trabalho, de novas tecnologias, de novas ideias".


Construção de uma nova escola básica
Doze milhões de euros é quanto o Governo Regional vai investir na nova Escola Básica Francisco Ferreira Drumond, na vila de S. Sebastião, na ilha Terceira. Trata-se de um empreendimento enquadrado na política de melhoria da rede escolar da ilha Terceira que, nos últimos dez anos, beneficiou de um apoio de 50 milhões de euros. A obra - adjudicada ao Consórcio LENA - Engenharia e Construções S.A/ Construções Meneses & Macfadden, Lda, com fiscalização a cargo da firma Norma Açores - será implantada ao longo de oito mil metros quadrados. Com capacidade para 700 alunos, a nova escola vai abranger o ensino pré-escolar, 2º e 3º ciclos, com possibilidade de alargamento ao secundário, ficando dotada de instalações desportivas, espaços de ensino, auditório, centro de recursos, zonas sociais, gabinetes de apoio sócio-educativo, além de divisões administrativas e de gestão.Outra obra importante na ilha Terceira é a do novo complexo culturo-educacional da cidade da Praia da Vitória, que incluirá a nova escola profissional. O projecto contempla também uma estação de camionagem, um ninho de empresas, um auditório municipal e uma nova biblioteca municipal. Para Roberto Monteiro, presidente da autarquia do Ramo Grande, este é um investimento estratégico para o concelho da Praia da Vitória, tendo em conta as várias valências que terá.


TIBÉRIO CABRAL
tiberio.cabral@sapo.pt


9 de Janeiro de 2009

Expresso das Nove

Sem comentários: