domingo, 18 de janeiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo

Ílhavo: Governo financia novo Hospital em 18 por cento
O contrato entre o Ministério da Saúde e a Santa Casa da Misericórdia foi ontem assinado. A unidade de saúde beneficiará do máximo apoio estatal permitido

A Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo vai poder contar com um apoio de 750 mil euros por parte do Governo, na construção do novo Hospital de Cuidados Continuados. Um montante que equivale a 18 por cento do investimento global, que é de quatro milhões de euros.
Com efeito, a Misericórdia obteve aprovação da sua candidatura ao Programa Modelar (atribuição de apoios financeiros pelas administrações regionais de saúde, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados), beneficiando do seu montante de apoio máximo. O contrato foi ontem assinado em Lisboa entre o provedor da Misericórdia de Ílhavo, Fernando Maria Duarte, e o Ministério da Saúde, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates.
“A partir do momento em que decidimos avançar com a construção deste hospital, quisemos fazê-lo no verdadeiro sentido de ser um verdadeiro e real Hospital de Cuidados Continuados. Daí termos contactado com as estruturas da Saúde, com vista a criamos um projecto que nos permitisse dar resposta às vertentes essenciais (internamento, medicina física e de reabilitação, e apoio domiciliário)”, explica o provedor Fernando Maria Duarte, acrescentando: “É evidente que isto envolve verbas substanciais, que a Misericórdia não tem, pelo que todas as ajudas são bem-vindas”.
Para o responsável pela Santa Casa, esta constitui, também, “uma forma de o Estado reconhecer o mérito do trabalho desenvolvido pelas misericórdias” na rede de Cuidados Continuados.
Quanto à dimensão do apoio estatal em relação ao investimento global do projecto, o provedor manifesta-se “muito satisfeito”. “Feitas as contas, são apenas 18 por cento do investimento global, mas já é extremamente importante para nós”, explica.
Recorde-se que o valor desta empreitada conta, também, com uma cobertura de dez por cento (400 mil euros) por parte da Câmara de Ílhavo, com quem a Santa Casa mantém um protocolo de cooperação, sendo a autarquia responsável pela fiscalização da obra. Além disso, a Misericórdia contraiu um empréstimo com a Caixa Geral de Depósitos para assegurar o restante investimento. “Em princípio, as verbas estão asseguradas, com muito sacrifício por parte da Misericórdia”, afirma o provedor.
As obras já começaram e “está tudo encaminhado” para que estejam prontas em cerca de dez meses, ou seja, ainda este ano, acredita Fernando Maria Duarte.

Carla Real

Diário de Aveiro

Sem comentários: