quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia da Povoação

Santa Casa prepara projectos para aumentar vagas para idosos
Regional | 2009-01-12 10:33

Para dar reposta a todos os pedidos, o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Povoação teria de ter o dobro da capacidade que dispõe actualmente. Instituição prepara projecto de ampliação do Lar e está a trabalhar na criação de uma nova residência nas Furnas
Na lista de espera para o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, estão cerca de vinte e cinco pessoas. Para dar resposta a todos os pedidos de acolhimento, a instituição teria de ter mais do dobro da capacidade que dispõe actualmente, tendo em conta que só consegue receber vinte idosos.
Para solucionar o problema, a Santa Casa da Misericórdia pretende avançar este ano com o projecto de ampliação do edifício. “É um projecto que infelizmente já se arrasta há algum tempo”, admite Ângelo Furtado, provedor da Santa Casa da Misericórdia da Povoação. “Tínhamos o projecto de arquitectura praticamente pronto, mas chegámos à conclusão que, para dar resposta às exigências legais do funcionamento de um lar, e porque só nos permitia receber mais três utentes, teríamos de o reformular”, explicou o responsável, o que já está a acontecer.
O novo projecto deverá tornar possível a criação de catorze vagas no lar. Segundo Ângelo Furtado, foi adquirida uma casa contígua ao edifício que será aproveitada e adaptada e, além disso, serão transferidos do edifício onde funciona o Lar os serviços administrativos, o que permitirá também ganhar mais espaço. “Espero que o projecto esteja concluído no prazo de dois a três meses para lançar a obra a concurso”, adianta o provedor. A execução do projecto anterior iria custar cerca de 700 mil euros e agora com a reformulação do projecto, o valor será revisto, mas como garante Ângelo Furtado, o Governo Regional, através do Instituto de Acção Social, já assegurou o financiamento da obra.
Apesar da ampliação do Lar ser uma ajuda à resolução dos casos em lista de espera, não esgota o problema. Deste modo, a Santa Casa da Misericórdia da Povoação já está a trabalhar no sentido de iniciar um outro projecto: a construção de uma residência para idosos nas Furnas. A instituição já adquiriu um terreno junto à escola nova, na zona das Águas Quentes. Falta elaborar o projecto de arquitectura. “Temos estado em conversações com o Instituto de Acção Social, mas entretanto houve eleições regionais e mudança de titulares”, explica Ângelo Furtado que revela, no entanto, que “já há o compromisso de construir um lar de idosos na freguesia das Furnas”. Mas, nesse mesmo terreno, a Santa Casa pretende também construir uma creche, uma valência de apoio social que não existe na freguesia e para a qual também já há muitas solicitações - uma ideia que irá colocar à consideração do Governo Regional, numa reunião já solicitada à secretária regional.
Transferir o Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) do edifício do Lar de Idosos para a escola da Lomba do Cavaleiro (desactivada) e criar uma residência para os utentes com necessidades educativas especiais que frequentam o CAO, num terreno na Lomba do Carro, são outras ideias a implementar ainda este ano. “Pretendemos construir uma residência para a qual pudessem regressar à noite, devidamente acompanhados por funcionários da Santa Casa, pois nem sempre têm o apoio familiar devido”, concluiu.

projecto

Misericórdia quer criar Colónia de Férias

A Santa Casa da Misericórdia da Povoação está a estudar a hipótese de adaptar a Casa da Condessa de Cuba, situada no Caminho Novo, nas Furnas (atrás do Parque Terra Nostra), a uma Colónia de Férias, de natureza assistencial.
A propriedade, doada por um particular, há alguns anos atrás, à Misericórdia da Povoação, está a degradar-se progressivamente, sem que tenha sido encontrada ainda uma utilidade a dar ao imóvel.
Como explicou Ângelo Furtado, provedor da Santa Casa, “neste momento, é apenas uma intenção”. A ideia, revela o responsável, surgiu numa conversa com o Instituto de Acção Social, e consiste em criar uma valência que sirva os utentes das instituições particulares de solidariedade social.

Paula Gouveia

Sem comentários: