domingo, 18 de janeiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia do Barreiro

Unidade de Cuidados Continuados garantida pelo Governo
Santa Casa recebe confirmação

Ana Lourenço Monteiro | 16-01-2009
A confirmação da aprovação do Governo para a construção de uma Unidade de Cuidados Continuados no Barreiro chegou no dia 9 de Janeiro, através de uma informação da Administração Regional de Saúde (ARS) no sentido da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro “antecipar os prazos de construção”. O provedor desta instituição, Júlio Freire, garante que tudo será feito para ter a obra acabada “até 31 de Dezembro” do corrente ano, conforme solicitado. Necessário será, porém, que “o Governo dispense do concurso público” de selecção da empresa responsável pela obra e que a Câmara Municipal do Barreiro (CMB) seja “ágil na sua resposta”.



Para Júlio Freire, a informação chegada na passada sexta-feira é “uma boa notícia”, ainda que a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro tenha que “antecipar os prazos de construção” da Unidade de Cuidados Continuados a nascer no concelho. “Esta é uma boa notícia para a Misericórdia do Barreiro pois quer dizer que fomos seleccionados para esta obra, e pensa vamos que a resposta só chegasse em Fevereiro mas soubemos na sexta-feira passada”, explicou.



Embora cumprir o prazo indicado implique um esforço acrescido e uma rapidez e dedicação imprescindíveis para que não existam atrasos ou falhas, o provedor não hesitou em dar, de imediato, uma resposta afirmativa à ARS. Certo é, no entanto, que a própria Santa Casa terá que “arranjar financiamento”, para um projecto que ronda os “três milhões de euros” e que contempla “algumas obras complementares” - construção de um edifício para escritórios/secretariado - a iniciar “na próxima semana”.



Agora que já está “garantido” da parte do Governo o investimento nesta obra, a Misericórdia do Barreiro já realizou uma reunião com uma entidade bancária para garantir a sua parte. Outras reuniões estão, porém, agendadas para que seja seleccionada a melhor opção de financiamento, que se aliará à necessária “capacidade de mobilização das sinergias da comunidade em relação a este projecto”, relembra Júlio Freire.



Neste acto de responsabilização da Misericórdia do Barreiro em ter a obra pronta até “31 de Dezembro”, importante torna-se que o Governo “agilize o processo”. Para Júlio Freire, tudo será mais fácil “se o Governo dispensar do concurso para selecção de uma empresa responsável pela construção da obra e se a CMB for ágil na sua resposta”. “Vamos antecipar os prazos desde que a CMB não leve seis ou oito meses para aprovar o projecto e licenciar a obra e desde que o Governo nos isente ou agilize o processo de concurso público e sejamos nós a convidar as empresas. Assim é muito mais fácil e aí poderíamos avançar logo que o projecto estivesse feito ”, explica.



Não só Júlio Freire admite que a garantia desta selecção do Barreiro pelo Governo é “uma grande e boa notícia”, já que no mesmo ano a Santa Casa e o Barreiro vão ter “obras públicas muito importantes: uma creche e a Unidade de Cuidados Continuados”. O presidente da autarquia barreirense, Carlos Humberto, confessa, de igual modo, que é uma novidade “boa e muito importante para o Barreiro”.



Recordando as “várias conversas” entre Câmara e Santa Casa, Carlos Humberto relembra que se têm encontrado “soluções” para “algumas coisas” e que a autarquia tem demonstrado a sua disponibilidade. “Temos afirmado, várias vezes, que mantemos essa disponibilidade para cooperar com a Santa Casa da Misericórdia”, admite o autarca, frisando, porém, que tal deve ser feito tendo em conta “as condições e condicionalismos que da CMB e os da própria Santa Casa.



“Isto passa por conversas com certeza; vamos aguardar e depois, mais à frente, logo vemos. Mas é, de facto, uma boa notícia e é motivo de satisfação se se confirmar que vai ser construída uma Unidade de Cuidados Continuados no concelho; particularmente num momento em que as dificuldades são muitas é ainda mais interessante e positiva”, concluiu Carlos Humberto.

Sem comentários: