sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Viseu

Câmara vai reconstruir imóvel Junto ao ‘Viriato’
Um imóvel de características únicas vai ser reconstruído pela Câmara Municipal de Viseu para albergar uma ‘Escola de Dança’. Nas obras, inseridas nos projectos da SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu vão ser investidos 500 mil euros. O edifício junto ao Teatro Viriato é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Viseu. Para que tudo fosse possível, foi assinado um protocolo entre as partes interessadas: SRU, representada por Américo Nunes, Câmara Municipal - Presidente Fernando Ruas e Santa Casa da Misericórdia, pelo Provedor Coronel Magalhães Soeiro.

Este protocolo permite a recuperação do imóvel, que será cedido à autarquia por 30 anos, ‘para que, por si ou por terceiros, o afecte a fins de interesse social e cultural’. A área do edifício é de aproximadamente 865,60m2. Para além do espaço ao dispor da Companhia de Dança, o rés-do-chão é destinado a comércio. O programa apresentado para esta estrutura vai consolidar a envolvente cultural, surgindo como um ‘ponto de sensibilização e atracção a diferentes faixas etárias da população, para o mundo da dança em particular e das artes em geral’, disse o vereador e presidente do conselho de administração da SRU, Américo Nunes.

Por sua vez, Fernando Ruas, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, não quis deixar de reforçar o agrado do envolvimento da autarquia neste projecto, adiantando que ‘esta união agrada-nos muito’.Aliás, ‘acordos em domínios extremamente importantes, como o da acção social, deixam-nos muito orgulhosos’. Com um preço base de 550.000,00€ (quinhentos e cinquenta mil euros) e um prazo de execução previsto de 240 dias, os trabalhos, em desenvolvimento, prevêem a reconstrução total do imóvel, preservando apenas as paredes exteriores. O edifício será dotado de todas as infra-estruturas, tais como telecomunicações, isolamento acústico, sistemas de aquecimento e segurança contra o risco de incêndios.

A recuperação deste imóvel, que apresenta características arquitectónicas únicas na cidade de Viseu, insere-se na reabilitação, em curso, na zona, contribuindo para que seja devolvido à cidade um dos espaços mais degradados da mesma. Juntamente com as restantes intervenções previstas para o Largo Mouzinho de Albuquerque, das quais se destaca também um parque subterrâneo para viaturas ligeiras, o edifício em causa constituir-se-á como um novo ‘cartão de visita’ de Viseu. O projecto, anunciado prevê para o 1º piso uma recepção, uma sala de dança e as respectivas instalações sanitárias. Por outro lado, aproveitando a existência de uma pequena varanda acessível na parte posterior do edifício, voltada para os recintos desportivos da Escola Emídio Navarro, optou-se aí pela instalação de uma Cafetaria/Bar para apoio aos alunos.

No 2º piso fica uma segunda sala de dança, instalações sanitárias e balneários. A mansarda/sótão será utilizada como Arrumos de apoio à Escola.

A. Rodrigues

Notícias de Viseu

Sem comentários: