domingo, 18 de janeiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho

Um ano de pequenos episódios políticos
2008 – Um ano vieirense culturalmente rico

Mais um ano foi dobrado na sequência temporal irreversível e incontrolável pelo homem. Um ano que fica para a história, mesmo que não haja histórias para contar. A palavra mais ouvida, em Portugal, foi “crise”. Crise...Crise...Crise...


Em Vieira do Minho é evidente que também se falou da crise nacional, que os concelhos e os municípios não têm panaceias próprias para solucionar a dita crise. Por mais que se queira atribuir-lhes o mal das crises...
JV releu as suas 388 páginas que publicou em 2008 – que são também páginas da história do concelho – e aqui vai uma leve e breve síntese do já defunto ano.

Uma marca nítida do ano findo foram os vários eventos culturais que enriqueceram o concelho. Outra foi o de uma relativa calma politica, interrompida com pequenos episódios que se tornaram irrelevantes.
A grande luta continuou a ser a manutenção do SAP (Serviço de Atendimento Permanente), luta conseguida e que tem em Albino Carneiro o rosto visível. O presidente da Câmara foi teimoso, acompanhado pela Assembleia Municipal e sua comissão, entidades que organizaram, em 18 de Janeiro, no Auditório Municipal, um excelente debate sobre a politica da saúde e o futuro do SAP, debate que não atingiu todos os objectivos pela ausência de representante da ARS e do Partido Socialista. No ano de 2009, no seu primeiro semestre, prevê-se o regresso do tema SAP.
Ainda no capítulo da Saúde destaque para a entrada de funcionamento, em 28 de Outubro, da Unidade de Cuidados Continuados Integrados, uma modelar obra da Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho, Santa Casa que vê Alfredo Ramalho ser reeleito provedor. A Unidade teve a visita do Secretario de Estado da Saúde, em 18 de Novembro.
Na politica local, a acalmia foi nota dominante (como atrás dissemos). Apenas pequenos episódios, de qualquer forma irrelevantes, quebraram essa calma: a contestação por parte do PS local ao programa Cultural da Câmara, incluindo a realização de eventos, durante a peregrinação á Senhora da Fé; o episódio pouco convincente da poluição do Rio Ave, em Rossas; e, por último, também pouco convincente o episódio da ponte de Vila Seca.
Acontecimentos de significado as reeleições para a presidência das respectivas comissões politicas de Neli Pereira (CDS/PP); Carlos Gonçalves (PSD) e Jorge Dantas (PS).
Outra figura em destaque foi o Juiz Desembargador Dr. António Gonçalves, um vieirense que assumiu, em 25 de Fevereiro, a presidência do Tribunal da Relação de Guimarães.
Fernando Dalot é reeleito presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.

Um excelente ano cultural

O ano de 2008 foi dos melhores anos para a cultura vieirense com uma série de eventos que dinamizaram a vida concelhia nesse sector, apesar de ser um dos campos de mais difícil mobilização.
Excelente notícia foi o arranque – após tantos anos de promessas – do edifício da Biblioteca Municipal, que deverá estar pronta no final do primeiro trimestre de 2009. Em 13 de Janeiro abriu a Academia de Música do Alto Ave, com cursos para vários instrumentos, e uma adesão bem significativa.
No capítulo cultural de novos livros Linda da Serra lança o excelente –“ A Cigana”; Zeferino Alves apresenta ”“O Passado e o Presente”. A Câmara Municipal (CM) edita o “Guia Turístico” e, na Feira do Livro lança três obras premiadas no concurso literário de 2007.
Mas, o maior momento foi o lançamento público da monumental obra “Jornal de Vieira 36 anos”, editada por JV.
Vieira do Minho relembra a II Invasão Francesa, contra a qual lutaram sobretudo Ruivães e Salamonde, em sessão solene de 17/10, num repleto Auditório, numa organização da Câmara Municipal, do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo e de O Jornal de Vieira.
Ainda da organização da CM o concorrido III Encontro de Empresários. O CAVA continua as suas iniciativas. O Associação Sócio-Cultural S. Gens de Salamonde organiza a sua Biblioteca. Garranus Teatro apresenta o brilhante “Vieira António, o Padre”.
A Junta de Vieira do Minho comemora em sessão solene os 75 anos da freguesia.
No Dia do Município cinco ex-autarcas e um militar resistente das invasões francesas recebem nome de ruas, enquanto Armindo Vilaverde e a jovem Ana Rita Rodrigues a Medalha de Honra do Município.
As obras da Casa de Lamas, aguardadas há dezenas de anos, estão na fase final.

Greve recorde na Educação

No concelho de Vieira do Minho, o mau estar entre a classe docente e as politicas do Ministério da Educação, que levou a duas manifestações nunca vistas de uma só classe (100 mil e 120 mil professores), também se fez sentir.
Além de dezenas de participantes concelhios naquelas manifestações e do pedido de 194 para a suspensão da avaliação, a greve de professores de 3 de Dezembro atingiu, no concelho, a percentagem inaudita de 95% ( 94% a nível nacional).
O QREN atribui 7 milhões de euros ao município vieirense, destinando-se uma boa parte á construção dos projectados 3 Centros Escolares.
Paulo André Gonçalves e Maria de Fátima Gonçalves recebem o prémio de melhores alunos do ano lectivo 2007/2008 da Escola EB 2,3, S/ Vieira de Araújo.
Aquela Escola, a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal organizam o Parlamento Jovem, evento em que os estudantes “fazem” brilhantemente de deputados municipais.

Missa Nova em Caniçada

Caniçada viveu momentos altos com a ordenação e Missa Nova de um conterrâneo, o padre Rui Pereira.
A mesma paróquia homenageia, em Setembro, o Padre Luís Jácome pelos seus 40 anos à frente da comunidade.
O Bispo Auxiliar de Braga, D. Antonino Dias, é nomeado Bispo de Portalegre e Castelo Branco. D. Jorge Ortiga é reeleito Presidente da Conferencia Episcopal Portuguesa.
Cantelães vê aprovado o seu projecto de construir o Lar Padre António Pereira Lima.
Surgem reacções às orientações de certos membros leigos directores de Centros Sociais Paroquiais.

Vieira “quase” na II Nacional

O Vieira Sport Clube teve em 2007/2008 a sua melhor época desportiva de sempre. Esteve a 8 minutos e ficou a dois golos, no goal-average da subida à II Divisão Nacional.
Esse objectivo está a ser prosseguido na actual época, terminando a equipa vieirense o ano à frente da classificação da série A da II Divisão Nacional.

Obras e empreendimentos

O mundo empresarial continua activo, apesar da propalada crise. Inaugura-se o Pingo Doce, num empreendimento continuador do Supermercado Abial, aposta dos irmãos sócios Maria Alice e Manuel Fernando Gonçalves Pereira. Dá trabalho a 39 funcionários.
Em Caniçada inaugura-se o modelar SPA Hotel.
A Praça Guilherme de Abreu recebeu um novo rosto após obras cuja demora foi contestada pela oposição.





in O Jornal de Vieira,

Sem comentários: